sábado, 16 de março de 2013

A história do "Papamóvel"

Papamóvel ou Papamobile é um nome informal para os veículos automóveis especialmente concebidos usados ​​pelo papa durante aparições públicas ao ar livre. O papamóvel foi projetado para permitir que o Papa seja mais visível ao cumprimentar grandes multidões. Houve muitos projetos diferentes para papamóveis desde que o Papa João Paulo II usou pela primeira vez um camião modificado para saudar as multidões na sua primeira viagem à Polónia como Papa.Alguns papamóveis são ao ar livre, enquanto outros têm de vidro à prova de balas para proteger o papa. Alguns permitem ao papa sentar-se, enquanto outros são projetados para acomodar de pé o papa.

 
A SEAT foi a primeira marca a ser usada como papamóvel por João Paulo II durante a sua visita a Espanha em 1982. Desde então, muitos fabricantes de automóveis têm produzido os veículos especialmente concebidos para o Papa. A Ford Motor Company produziu uma série de carros baseados nas suas limusines presidenciais.







Mais sobre isto...

Audi A3 Sportback e-tron

A versão híbrida plug-in do novo Audi A3 consegue percorrer 50 quilómetros no modo elétrico.


Com uma potência combinada de 204 CV e uma velocidade máxima que pode chegar até aos 222 Km/h, este solução hibrida de ligar à corrente tem uma autonomia elétrica de cerca de 50 quilómetros e uma autonomia total de 940 quilómetros graças à eficiência energética do motor 1.4 TFSi de 150 CV. Como acontece com a generalidade dos híbridos, o Audi A3 e-tron é capaz de circular apenas com o motor de combustão, apenas com o motor elétrico ou então de um modo híbrido. Além disso o condutor pode optar por ter os dois motores ativos ao mesmo tempo (boosting), mas basta tirar o pé do acelerador para que ambos sejam desativados temporariamente de forma a eliminar o binário de travagem do motor e aumentar a eficiência.